segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O problema dos camelos

Há poucas horas viajávamos sem interrupção, quando nos ocorreu uma aventura na qual meu companheiro Beremiz pôs em prática as suas habilidades de exímio algebrista.
Encontramos três homens que discutiam acaloradamente ao pé de um lote de camelos. Por entre pragas e impropérios gritavam:
- Não pode ser!
- Isto é um roubo!
- Não aceito!
O inteligente Beremiz procurou informar-se do que se tratava.
- Somos irmãos e recebemos como herança esses 35 camelos. Eu devo receber a metade, o meu irmão Hamed Namir uma terça parte, e, ao mais moço, a nona parte. Não sabemos como dividir 35 camelos, pois a metade de 35 é 17 e meio. Como fazer a partilha se a terça e a nona parte também não são exatas?
- É muito simples. Encarrego-me de fazer essa divisão, se permitirem juntar aos 35 camelos este belo animal que em boa hora aqui nos trouxe!
Neste ponto, procurei intervir na questão:
- Não posso consentir nesta loucura! Como poderíamos concluir a viajem se o perdêssemos?
- Não te preocupes com o resultado. Sei muito bem o que estou fazendo. Cede-me o teu camelo e verás a que conclusão quero chegar.
Tal foi a segurança com que falou, que não duvidei em entregar-lhe o camelo, que foi reunido aos 35 para serem repartidos pelos três herdeiros.
- Vou fazer a divisão justa e exata dos camelos que são em número de 36.
Voltando-se ao mais velho:
- Deverias receber a metade de 35, isto é, 17 e meio. Receberás a metade de 36, 18. Nada tens a reclamar, pois saíste lucrando com esta divisão.
Dirigindo-se ao segundo herdeiro:
- Deverias receber um terço de 35. Vais receber um terço de 36, isto é 12. Tu também saíste com visível lucro na transação.
E disse ao mais moço:
- Tu deverias receber uma nona parte de 35. Vais receber uma nona parte de 36. O teu lucro foi igualmente notável. Só tens a agradecer-me pelo resultado!
E concluiu com a maior segurança e serenidade:
- Pela vantajosa divisão feita entre os irmãos, em que todos saíram lucrando, couberam 18 camelos ao primeiro, 12 ao segundo e 4 ao terceiro, o que dá um resultado (18 + 12 + 4) de 34 camelos. Dos 36 camelos, sobram, portanto, dois. Um pertence ao meu amigo e, ou outro, a mim, por ter resolvido o complicado problema da herança!
- Sois inteligente, ó Estrangeiro! – exclamou o mais velho. – Aceitamos a partilha pois foi feita com justiça e equidade!
E o astucioso Beremiz tomou logo posse de um dos mais belos camelos do grupo e disse-me, entregando-me pela rédea o animal que me pertencia:
- Poderás continuar a viajem no teu camelo manso e seguro! Tenho outro, especialmente para mim!
E continuamos nossa jornada para Bagdá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário